segunda-feira, 22 de junho de 2015

Trechos...


“Sempre à noite, esperei das estrelas respostas... Porém, mal sabia eu que delas, tiraria as mais cruéis e intrigantes perguntas...”.

"Por muito tempo achei que a ausência é falta.
E lastimava, ignorante, a falta.
Hoje não a lastimo.
Não há falta na ausência...
porque a ausência, essa ausência assimilada,
ninguém a rouba mais de mim".

“A angústia é uma reação a uma situação de perigo. Ela é remediada pelo ego que faz algo a fim de evitar essa situação ou para afastar-se dela. Pode-se dizer que se criam sintomas de modo a evitar a geração de angústia, mas isso não atinge uma profundidade suficiente. Seria mais verdadeiro dizer que se criam sintomas a fim de evitar uma situação de perigo cuja presença foi assinalada pela geração da angústia. Nos casos que examinamos, o perigo em causa foi o de castração ou algo remontável a castração”.

“Você apenas lembra uma ilusão, mas houve muitas outras antes”.

“O neurótico cria em seus sintomas satisfações substitutivas para si, e estas ou causam sofrimento em si próprias, ou tornam-se fonte de sofrimento pela criação de dificuldades em seus relacionamentos com o meio ambiente e a sociedade a que pertence. Esse último fato é fácil de compreender; o primeiro nos apresenta um novo problema. A civilização, porém, exige outros sacrifícios, além do da satisfação sexual”.



(A ANGÚSTIA E O MAL-ESTAR NA CONTEMPORANEIDADE)

Nenhum comentário:

Postar um comentário