quarta-feira, 25 de maio de 2011

ATEA - Associação Brasileira de Ateus e Agnósticos

ATEA: http://www.atea.org.br/


A Associação Brasileira de Ateus e Agnósticos é uma entidade sem fins lucrativos sediada virtualmente no site www.atea.org.br, registrada na Receita Federal - Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) sob o número 10.480.171/0001-19 e no 1º Oficial de Registro de São Paulo/SP. A ATEA surgiu da necessidade crescente de ateus se organizarem e conta atualmente com mais de 1600 associados. Foi criada em 2008 por Daniel Sottomaior, Alfredo Spínola e Mauricio Palazzuoli.

É uma associação de direito privado, constituída por tempo indeterminado, sem fins econômicos, de caráter organizacional, filantrópico, assistencial, promocional, recreativo e educacional, sem cunho político ou partidário, com a finalidade de desenvolver atividades no campo da ordem social que busquem promover o ateísmo, o agnosticismo e a laicidade do Estado.

Segundo seu estatuto, Associação Brasileira de Ateus e Agnósticos tem como objetivos:

Congregar ateus e agnósticos, defendendo seus interesses e direitos, em todo o território nacional, bem como nos países ou estados independentes onde o Estado Brasileiro possui representação diplomática;
Combater o preconceito e a desinformação a respeito do ateísmo e do agnosticismo, dos ateus e dos agnósticos;
Auxiliar a auto-afirmação dos ateus e agnósticos frente ao preconceito e a rejeição sociais;
Apontar o ateísmo e o agnosticismo como caminhos filosóficos viáveis, consistentes e morais;
Promover sistemas éticos seculares;
Promover a laicidade efetiva do Estado, combatendo em todas as esferas legais qualquer tipo de associação que seja contrária ao descrito na Constituição da República Federativa do Brasil;
Promover o pensamento crítico e o método científico; e
Defender os direitos legais de ateus e agnósticos podendo participar e contribuir com as instituições democráticas legalmente descritas e fundamentadas na Constituição da República Federativa do Brasil, fazendo sugestões, participando de discussões sociais e representando ações públicas ou privadas sempre com base nos objetivos descritos e fundamentados no estatuto.

________________________________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário