sexta-feira, 25 de abril de 2014

Escolhas...


"Nada estava em sintonia, nunca. As pessoas vão se agarrando às cegas a tudo que existe: comunismo, comida natural, zen, surf, balé, hipnotismo, encontros grupais, orgias, ciclismo, ervas, catolicismo, halterofilismo, viagens, retiros, vegetarianismo, Índia, pintura, literatura, escultura, música, carros, mochila, ioga, cópula, jogo, bebida, andar por aí, iogurte congelado, Beethoven, Bach, Buda, Cristo, heroína, suco de cenoura, suicídio, roupas feitas à mão, voos a jato, Nova York, e aí tudo se evapora, se rompe em pedaços. As pessoas têm de achar o que fazer enquanto esperam a morte. Acho legal ter uma escolha.
 Eu tinha feito minha escolha. Ergui a garrafa de vodca e dei um vasto gole. Alguma coisa aqueles russos sabiam."


C. Bukowski, do Livros Mulheres.

quarta-feira, 23 de abril de 2014

Amor e Ódio...

"O amor é a explicação para todas as nossas questões frustrativas de todas as nossas dúvidas existenciais, mas o ódio é nossa resposta rápida ilusória que tenta absorver essas nossas questões. Esse ódio é proposto por nossa vivência, vivência essa que se acarreta em competição, inveja, materialismo, egocentrismo, ilusão... O amor seria a solução, mas é muito difícil de ser encontrado, pois é e sempre será corrompido pelo ódio que muita vezes se disfarça de amor para trazer ilusão a nossa existência." 

por: Henrique Mohr

domingo, 20 de abril de 2014

O que é niilismo?


 
Niilismo é uma doutrina filosófica que afirma um pessimismo e ceticismo absolutos perante qualquer realidade possível.
O niilismo moral (ou niilismo ético) consiste em um ponto de vista em que nenhuma ação pode ser consid...era moral ou imoral.
O niilismo existencial significa que a existência do ser humano não tem qualquer sentido ou finalidade e por isso o homem não deve procurar um sentido e um propósito para a sua existência.
O niilismo político tem como fundamento que a destruição de todas as forças políticas, religiosas e sociais, são essenciais para um futuro melhor.

Na filosofia de Nietzsche existe dois tipos de niilismo: negativo e reativo.
Tanto no niilismo reativo quanto no niilismo negativo existe uma desvalorização do presente. O primeiro (negativo) em nome de valores elevados, como a verdade e o paraíso; o segundo em nome do progresso que a modernidade garantiria no futuro.
A resposta de Nietzsche para a questão do niilismo é a busca da superação do homem no presente, dia após dia. Surgindo o conceito de super-homem. (Que abordarei em uma postagem futura).

"A visão do homem agora cansa - o que é hoje o niilismo, se não isso? Estamos cansados dos homens..."

Fonte: Documentário- Especial Friedrich Nietzsche